Recrutamento e Seleção de Pessoal
Um dos aspectos mais importantes da gestão é efetuar o recrutamento e a seleção de futuros colaboradores, pois a organização dependerá que se achem os candidatos mais condizentes para execução das funções diárias.
Promoções, desligamentos, aposentadorias, transferências, novas instalações, necessidades de produção e serviços e outras circunstâncias contribuem para a mobilidade do quadro de pessoal, exigindo substituições periódicas e aberturas de novas vagas.
Recrutamento é a fase anterior da seleção. Na seleção, define-se o candidato mais adequado ao cargo e faz-se o convite para que ele integre a organização.
Poderíamos sintetizar as etapas típicas do recrutamento e seleção em:
1. Recebimento da requisição de vaga.
2. Definição do perfil da vaga.
3. Consulta ao Banco de Dados de Candidatos já existentes.
4. Recrutamento de candidatos na comunidade (se o banco de dados não tiver candidatos suficientes para o recrutamento).
5. Análise de Currículos recebidos.
6. Escolha preliminar (com base nos currículos recebidos) e chamada dos candidatos para a entrevista.
7. Entrevista com os candidatos.
8. Seleção dentre os candidatos entrevistados aquele mais adequado à vaga.
9. Formalização da proposta.